quinta-feira, junho 07, 2007

Manifesto pela bagunça


Pasme!
Ser desorganizado não é problema. O caos é producente e economiza tempo e dinheiro de profissionais e empresas
Por Mariana Lemann, de Nova York





Um tema tão trivial como a bagunça virou tema de um livro lançado no início do ano nos Estados Unidos. Em A Perfect Mess ("Uma perfeita bagunça"), da editora Hardcover, Eric Abrahamson e David Freedman desafiam o senso comum de que a desordem prejudica a vida pessoal, profissional e os negócios. Eric é professor de gestão da escola de negócios da Universidade Columbia, em Nova York. David é jornalista das áreas de ciências e negócios. Apoiados em estudos científicos que comprovam que sistemas complexos, como o cérebro, funcionam melhor na desordem, eles defendem que pessoas desorganizadas são mais eficientes e perdem menos tempo. De Boston, David falou a VOCÊ S/A. Veja os principais tópicos da conversa.

O custo de ser organizado
"Para ser organizado, você deve investir recursos como tempo e dinheiro. De uma forma ou de outra, você gastará algo e, geralmente, esse algo é mais custoso do que a maioria das pessoas pensam. Elas ignoram o fato de que são necessários recursos e esforços para ser e manter-se organizado. Quando você se permite ser um pouco desorganizado, você recupera recursos, economiza tempo, dinheiro e libera pessoas que trabalham na sua empresa para se dedicar a outras atividades."

Quebrando a fantasia
"No início dos anos 90, conversando com um físico que estava estudando como a desordem pode melhorar um circuito eletrônico, percebi que os cientistas estavam encontrando na natureza exemplos de sistemas que trabalham melhor quando desorganizados. Um desses sistemas é o cérebro humano. Quando me dei conta disso, comecei a me perguntar se essa premissa também seria verdadeira na vida das pessoas e das organizações. E comecei a derrubar um mito."

Ordem x caos
"Há benefícios oriundos da organização. Mas esses benefícios tendem a diminuir quanto maior o grau de organização, até o ponto que o benefício já não existe mais e se torna um problema. A maioria de nós conhece alguém que, de tão obcecado por organização, torna-se ineficiente."

O estigma do bagunceiro
"Pessoas desorganizadas são tratadas como ineficientes, incapazes de estabelecer prioridades ou encontrar o tempo para se organizar ou com dificuldade em encontrar coisas. Isso não é verdade. Na maioria dos casos, o oposto é verdadeiro. Grosso modo, pessoas desorganizadas são mais eficientes e perdem menos tempo com detalhes bobos."

Desordem e criatividade
"Ser criativo significa ser capaz de pensar de maneira nova, pensar sobre coisas inesperadas. A questão é onde encontrar idéias inesperadas. O ambiente caótico é mais estimulante. Ele possibilita mais conexões. O processo de buscar algo numa pilha de papéis é extremamente estimulante."

Os exemplos reais
"Um exemplo de desordem é a livraria The New England Mobile Book, de Boston, aqui nos Estados Unidos. Lá, não há nenhuma ordem na disposição dos livros. O que é economizado com catalogadores e bibliotecários é repassado em descontos. Outro exemplo é o restaurante canadense Confusion, que mistura diferentes culinárias em um ambiente desordenado. Até o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, não segue uma agenda."

Como lidar com o chefe certinho
"Se o seu chefe é um maníaco por organização, com tolerância zero para bagunça, creio que você tem um problema sério. Há muitas maneiras pelas quais chefes são inadequados, e essa é uma delas. Então essa é uma das decisões que as pessoas precisam tomar -- definir se querem ficar no trabalho ou procurar outro. Ser natural e eficientemente bagunçado pode ser incompatível com um chefe obcecado por organização. É uma situação delicada, talvez sem solução."

Encontre o equilíbrio
"Para quem é desorganizado e não consegue contornar a situação é importante buscar ajuda de especialistas para diagnosticar distúrbios como déficit de atenção, obsessão compulsiva, depressão ou mal de Alzheimer. Para o desorganizado que não apresenta distúrbios, aconselho que não tente uma transformação drástica. Pense em fazer pequenas mudanças para evitar a ansiedade. Para o organizado: saiba que a organização extrema não é produtiva. Tente ser um pouco mais descontraído, e assim notará que tudo tende a ser menos rígido e melhor."





Última Atualização: 17 Mai 07 - 22:49 por Roberto

Nenhum comentário: